quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sangue do Diabo (Experimento)



Imagine que seja possível criar uma substância "mágica" vermelha que ao ser jogada em roupas brancas as manche e que após algum tempo a mancha suma. Isso é possível e a química ensina para nós como fazer esse experimento e depois de feito brincar bastante com essa substância, mostrando assim que a química pode ser divertida e até mágica.

Explicação científica:

O produto que usamos para colorir (manchar) o tecido é na verdade uma base, o hidróxido de amônio que na presença de um indicador fica vermelho. Esta substância é instável e se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez é um gás na temperatura ambiente e evapora muito rapidamente, fazendo assim com que o tecido retome sua tonalidade original.

A substância presente na roupa da pessoa então é agua pura, que é neutro, o sinalizador então, que no nosso caso será a fenolftaleína, fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio.

Modo de preparo:

ingredientes:

* amoníaco (possível de se adquirir em farmácias ou supermercados)

* fenolftaleína (encontrado em laboratórios ou famácias)

ATENÇÃO: A fenolftaleína não é ingrediente de comprimidos de lacto-purga e outros similares, a composição química desses mudou uma vez que foi proibida a venda desses comprimidos com indicadores de fenolftaleína. Alguns modos de preparo do "Sangue de Diabo" traziam similares na sua receita porém hoje não mais é possível sua utilização.

* álcool líquido (álcool comum, usado na limpeza doméstica)

* água

Misture 20ml de fenolftaleína com 50ml de álcool, esta é a substância indicadora, fica avermelhada em meio básico e neutra em meio neutro ou ácido.

Coloque agora num segundo reservatório 150ml de água e 80ml de amoníaco.

Vá misturando calmamente a substância indicadora no segundo reservatório observando a mudança de cor, escolha o tom vermelho desejado e está pronto o sangue do diabo.

Coloque num pulverizador e brinque jogando o líquido na roupa (preferencialmente clara pois é mais visível o efeito), nunca próximo ao rosto.

Vale lembrar que em todo o processo de preparo, as substâncias não podem ser cheiradas, evite o contato com os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário